Vat refund

Tax Free – Reembolso do imposto pago na Europa

TAX FREE - Tax Free – Reembolso do imposto pago na Europa

A maior parte dos produtos comercializados na Europa tem na composição de seu preço a incidência do Imposto sobre Valor Acrescentado (chamado VAT ou IVA), cujo percentual varia entre 18% a 25%, dependendo do país.

A boa notícia é que os viajantes com residência fora da União Européia podem se beneficiar do tax free, que é a isenção do VAT, derivado do conceito de isenção de impostos locais nas exportações de mercadorias e o valor restituído em geral corresponde de 10% a 12% do valor da compra.

Embora na maior parte dos casos o procedimento ainda seja um pouco burocrático, a econômia significativa certamente justifica  a perda de alguns momentos em uma fila ou preenchendo formulários.

Para aproveitar o benefício, além de não morar na UE, você deve fazer compras em loja conveniada ao tax free, já que não há obrigatoriedade do estabelecimento se filiar. Nas lojas filiadas geralmente há um cartaz indicativo.

Também, você deve deixar a UE com os bens adquiridos lá, até pelo menos 03 meses depois da data da compra.

Finalmente, basta mostrar os produtos, recibos e formulários preenchidos aos funcionários da alfândega.

Há também um valor mínimo em compras para pleitear a isenção, mas varia de país para país. É importante você se informar qual é esse valor no país de destino antes de iniciar a viagem, para poder planejar melhor a possibilidade e viabilidade de destacar um tempo ao procedmento.

Esse valor mínimo corresponde a todas as compras que você fizer em uma mesma loja e não individualmente sobre cada produto.

Outra restrição importante é que a isenção não vale para qualquer compra: o imposto pago nos hotéis, restaurantes etc não é devolvido, assim como o pago na compra de carros e barcos.

Também não se pode requerer a devolução do imposto sobre os bens usados ou parcialmente usados na sua estada na UE, como perfumes ou mesmo eletrônicos, como celular ou câmeras. Para se beneficiar da isenção você terá de deixar esses produtos na caixa!

Se você precisar mais detalhes sobre o procedimento, desde a loja até a alfândega, basta nos consultar!

Related Post