biodiversidade

Sancionado o Marco da Biodiversidade

biodiversity - Sancionado o Marco da Biodiversidade

A sanção da nova legislação ( Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015) foi festejada pela indústria farmacêutica e criticada por ambientalistas e comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas. Isso já não é um bom sinal…
O novo marco da biodversidade propõe uma “compensação” às comunidades pelo uso de seus conhecimentos ou criações, mas todos sabemos – embora alguns neguem saber – que aqui no Brasil isso significará a usurpação escancarada de conhecimento com fim de obtenção de lucro muito superior ao aceitável.
Aliás, diz a nova Lei que pequenas companhias e produtores de insumos, inclusive, estão isentos da tal compensação. Parece até que eu já estou vendo passar aqui pela janela a procissão de pequenas empresas que estão se dirigndo à inauguração ou reabertura, para atender o interesse das grandes companhias, tirando a forceps mais um ovo de ouro dessa nossa generosa galinha, até que ela não consiga mais sequer sentar.
O Governo e a indústria farmacêutica sustentam que as novas disposições facilitarão a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Me corrijam daqui a cem anos se eu estiver errado, mas essa cumplicidade para bem de todos que o governo entabulou – e vive entabulando – vai destroçar o único patrimônio que essa nossa Ilha de Vera Cruz possui: a naureza.

Related Post