advogado empresarial

ADVOGADO EMPRESARIAL

advogado empresarial 300x143 - ADVOGADO EMPRESARIAL

Toda empresa, seja pequena, média ou multinacional necessita de assessoria jurídica para o desenvolvimento sustentável da sua atividade.

A orientação legal 🙂    é fundamental para que o empresário possa se concentrar em sua atividade, garantindo o desenvolvimento do seu negócio.

As questões dentro do ambiente empresarial dizem respeito a diversos assuntos.

Nos temas de natureza tributária estão compreendidos o correto pagamento e dimensionamento dos impostos. Uma consultoria pro ativa,  contudo,  pode fazer ainda mais. Ela busca a conformidade entre a atividade e os comandos legais e dessa análise podem surgir direitos, como é o caso da ação da devolução da multa de 10% do FGTS recolhida nos casos de demissão sem justa causa, que gera receita.

Outro exemplo: Na área trabalhista, a atuação do profissional vai além de defender a empresa nos processos instaurados, uma boa consultoria pode evitar muitos problemas porque coloca o foco nos funcionários, prevenindo os litígios, que em sua grande maioria, poderiam ser evitados com a tomada de medidas muito simples. Um sistema prático de controle de jornada, mesmo nos casos onde ela não é exigida, como por exemplo, numa loja com 05 (cinco) funcionários, pode evitar pedidos de reconhecimento de horas extras indevidas. 

E o que dizer então do planejamento e celebração de contratos, negócios e investimentos? Ter uma orientação segura de qual caminho tomar, quais as consequências e efeitos na empresa fazem TODA a diferença para o crescimento dos negócios.

Aqui entram operações tais como a análise de aquisição, venda ou locação de imóveis, operações com Bancos na tomada de empréstimos (revisão de contratos, taxas de juros) a entrada e saída de sócios, reorganização societária com a constituição de novas empresas ou fusões e até mesmo negócios internacionais.

Outras questões como proteção a direitos de autor, marcas, patentes, direito de informática e telecomunicações, dentre outras, também merecem atenção, sendo certo que cada modelo de negócio gera demandas específicas, a ser tratadas de forma personalizada.

O papel do advogado é fundamental na adoção de estratégias, dimensionamento de riscos, recuperação de prejuízos, aumento da lucratividade, aconselhamento na tomada de decisões e muito mais, levando o negócio prosperar.

As principais características de uma consultoria legal 🙂   efetiva no alcance de excelentes resultados é assunto para o próximo Post ! Obrigada até aqui e até lá!