Autônomo

Contratar um profissional autônomo?

Autônomo - Contratar um profissional autônomo?Antes de abrir as portas da sua casa ou empresa para qualquer prestador de serviços, qualquer que seja a natureza, dos mais simples aos mais complexos, é fundamental ter em mente o seguinte:

1. Embora a Lei admita a celebração de contratos verbais, a dolorosa verdade é que se você não firmar um contrato escrito, vinculado ao serviço a ser prestado e às respectivas datas de início e término, vai ser difícil demonstrar, se necessário, a extensão e o cumprimento das obrigações assumidas pelas partes. Desenhando, para não restar dúvidas: SEMPRE firme contrato escrito, ainda que o serviço contratado seja a troca da torneira do quintal da casa da sogra do tio do seu vizinho, ok?

2. Contratar alguém lhe gera direitos, mas significa, também, assumir responsabilidade sobre o contratado – e inclusive subcontratados – no que diz respeito a danos de ordem material ou moral. Desta forma, fiscalização quanto à segurança e saúde do contratado não é uma opção.

3. Qualquer prestador de serviços é obrigado a apresentar orçamento, antes da realização do trabalho, conforme dispõe o Código do Consumidor.

Comente, curta – e o mais importante – compartilhe.