Consultoria Jurídica

Consultoria Jurídica, qualidade de vida e prosperidade da empresa

Não há dúvida que os três itens acima, isoladamente, possuem relevância e geram interesse. Mas o que tem sido esquecido ultimamente, é que os dois primeiross são elementos inseparáveis e obrigatórios de qualquer equação onde se busque como resultado o terceiro, o sucesso empresarial.

E quando me refiro a empresa ou empresário, não estou me dirigindo exclusivamente ao diretor ou presidente de multinacional, muito pelo contrário: falo a todos que gerem o próprio negócio, e que, em última análise, são os que compõe e comandam a força motriz deste país.

Ao contrário do que dizem, tocar sua empresa ou atividade não o coloca de frente com inúmeros problemas diariamente. Gerir o próprio negócio faz apenas com que você tenha de lidar diariamente com fatos, que somente se tornarão problemas se sua ocorrência não era prevista, se sua administração já não estivesse planejada ou se faltar coragem, conhecimento e criatividade para enfrentá-los.

E aqui entra o primeiro elemento do sucesso empresarial: a Consultoria Jurídica. Ela deve ser focada no seu negócio (isso pode parecer óbvio, mas é relevado pelo consultor jurídico com mais frquência do que deveria). Ela deve possuir um caráter preventivo que anteveja situações prejudiciais à sua empresa, de forma a evitá-las ou, se inevitáveis, planejar seu enfrentamento. A consultoria deve também possuir um caráter ativo de solução de toda e qualquer situação já existente, que possa constituir um fator de risco financeiro para seu negócio a médio prazo.

É importante, pois, que o Consultor seja autorizado a gerenciar as questões jurídicas, de forma técnica e profissional, retirando esse encargo das costas do empresário, de forma que ele se sinta mais livre e confiante para alcançar seu sonho de empreendedorismo e cuidar do aprimoramento de seu negócio.

Delegar a responsabilidade por todas essas questões de repercussão jurídica, e evitar a maior parte dos riscos que os fatos cotidianos acarretam, refletem diretamente no nível de stress e, consequentemente, na habilidade de gerir a empresa, inclusive com reserva de maior tempo à vida pessoal e familiar. Essa melhora na qualidade de vida do gestor e aumento na satisfação derivada de seu negócio empresarial inevitavelmente acarretaram a prosperidade de seu empreendimento.

Litigar custa caro e consome tempo e recursos importantes da empresa. As questões jurídicas pendentes ou  mal resolvidas geram desconforto, preocupação, além de prejuízo financeiro para as pessoas e empresas com elas envolvida. Uma consultoria jurídica de qualidade com foco na solução de problemas  pode prevenir e resolver conflitos jurídicos em geral, além de viabilizar os projetos e sonhos que ficam relegados a segunda plano e à espera de um momento melhor.

A assessoria de um profissional da área jurídica constitui apoio às pessoas físicas e jurídicas no acompanhamento das situações mais diversificadas.  A simples aquisição de um produto, bem ou serviço pode gerar consequências jurídicas e reflexos na vida da pessoa. O fato de ter  uma opinião competente sobre eventuais riscos de qualquer negócio a ser realizado, traz segurança, certeza e possibilidade de se determinar conforme a orientação recebida.

Além da confiança e experiência dos profissionais, uma das características mais importantes que caracterizam uma boa consultoria, é ter acesso direto ao profissional, proximidade física e tecnológica para agilizar a solução de qualquer questão e disponibilidade de informação de maneira rápida e eficaz.

Curta. Comente. Compartilhe