Briga entre vizinhos

Briga entre vizinhos. O que fazer?

Semana passada fui num almoço na casa de uns amigos. No meio da conversa surgiu uma queixa de uma das amigas que dizia estar com um problemão, pois o vizinho da casa ao lado no condomínio estava tirando o sossego da família com múscia alta o dia inteiro até tarde da noite. Puxa que situação!

Viver em sociedade é um tarefa desafiadora, já que as pessoas possuem diferentes crenças,  gostos, maneira de ver o mundo e a vida  e, em alguns casos, essas diferenças podem refletir uma convivência com animosidades, brigas e até mesmo violência física.

Alguns vizinhos nutrem uma antipatia uns pelos outros e acabam até mesmo se tronando verdadeiros inimigos, gerando confusão e tumulto nos  condomínios.

Mas o que fazer? Em primeiro lugar,  deve ser comunicado ao síndico a conduta do vizinho que esteja cusando o incômodo. O síndico tem condições de verificar as reclamações feitas e fazer um levantamento da frequencia com que ocorrem, se é uma reclamação reclamação isolada, verificar se há fundamento nas reclamações ou se apenas se trata de desavença pessoal.

Se a reclamação for uma  infração condominiail, é passível de punição. Dependendo da gravidade do caso, o síndico irá  solicitar orientação profissional da administradora do condomínio.

Em alguns casos pode se mostrar útil elaborar um   documento cientificando as partes sobre a gravidade das reclamações e a necessidade de procurarrem um profissional para proteção  de seus direitos.

Havendo  agressões físicas ou ameaças graves, deve ser solicitada a presença de viatura policial.

A parte que se sentir lesada poderá tomar as medidas judiciais cabíveis para buscar eventual ressarcimento material, moral ou físico.

Finalmente, quando a confusão entre os vizinhos extrapolar as simples diferenças é aconselhável buscar auxilio profissional o quanto antes, porque a tendenêcia de situações não resolvidas é o agravamento das relações . O que esperamos é sempre a convivência pacífica  e certamente a boa conversa e o foco na resulação dos problemas é sempre um ótimo caminho para se restabelecer o equilíbrio e o sossego de todos !!!

Curta. Comente. Compartilhe